sexta-feira, 28 de agosto de 2009

RELIGIÃO x FILOSOFIA

Michel Onfray, filósofo mais lidos na França, (e polêmico tambem!) é professor e fundador da Universidade Popular de Caen, gratuíta, sem inscrições prévias, sem diplomas, aberta a qualquer interessado.
"É contra a a religião e a idéia de Deus, as instituições de ensino e a formatação de alunos para que sirvam ao mercado de trabalho, o casamento, a monogamia, a procriação"... não teme enfrentar os dogmas estabelecidos pela sociedade...

Defensor dos princípios da razão e do hedonismo, acredita que devemos buscar constantemente o prazer, a liberdade e a independência, desde que para isso não façamos mal ao outro.

Em entrevista a revista Vida Simples (ago/09), [por Carol Bensimon, pg 40].

Em seu livro "Tratado da Ateologia" ele defende a idéia que é preciso substituir o placebo, a religião, pelo medicamento, a filosofia. Em trocadilhos, trocar fábulas, as histórias infantis, os mitos, o pensamento mágico, os além mundos, pela sabedoria, pelas Luzes, pela inteligência, pela razão.

Nessa entrevista, quando indagado sobre assuntos como casamento, divórcio, violência conjugal, ele revela que o modelo dominante segue a lógica consumista, ele não leva à construção de uma história, mas a justaposição de histórias, que tem certa data de validade.

Alguns livros: Teoria do Corpo Amoroso, Contra-História da Filosofia,A Política do Rebelde e O Ventre dos Filósofos.

- Não sou tão radical como ele..., para quem gosta de filosofia vale a pena conferir, ele revela um pouco do que é o povo francês!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário